Escalango: Uma escalada para a vida

Neste e-book, o vice-campeão mundial de paraescalada Raphael Nishimura compartilha sua história de vida, trilhada em meio a paredes íngremes, montanhas, pódios e tratamentos médicos

Do que é feita a vida de uma pessoa com deficiência física? De dificuldades, talvez? Sim, elas existem, mas são apenas uma parte de uma trajetória feita principalmente de sonhos, aventuras, desafios e conquistas. No e-book Escalango: Uma escalada para a vida, o atleta de paraescalada Raphael Nishimura relata o convívio com a distonia muscular e sua jornada até o topo do mundo esportivo.

Para nós, editoras da Daria um Livro, foi uma honra trabalhar com o Raphael na produção desta biografia. Conseguimos chegar a um resultado que reflete bem o estilo do autor – que já há alguns anos compartilha seu dia a dia no Instagram (@raphanishi) e no blog Escalango –, com um texto leve, objetivo e de fácil leitura.

Leia, a seguir, o trecho em que o atleta relata seu primeiro encontro com o mundo da escalada esportiva:

“Fomos até o ginásio em um sábado e fiquei encantado com a altura da via e com as agarras. Decidi arriscar: coloquei a cadeirinha de segurança e fui. Na época, eu mal conseguia andar. Caminhar por uma distância de 50 metros já me deixava exausto e suado. Mas na parede era diferente: era fácil! De agarra em agarra, fui subindo, e a concentração para chegar cada vez mais alto me fazia esquecer dos problemas da vida lá embaixo. Subir dependia apenas de mim, e nada me bloqueava.

Senti a liberdade como nunca. Meus tremores e espasmos sumiram. Eu escalava melhor do que andava. Que descoberta! Conversando com um médico mais tarde, ele me explicou que a concentração para realizar movimentos precisos e o esforço para manter o corpo em equilíbrio junto à parede bloqueiam o excesso de estímulos e os tremores.

***

Praticamente todo mundo que treina escalada em ginásio decide ir para a rocha em algum momento. Era essa justamente a proposta do Fred:

– Rapha, aproveita para treinar forte no ginásio, que depois vamos fazer um curso e ir para a rocha.

– Como que eu vou para a rocha? Como vou fazer a trilha para chegar lá? – perguntei, lembrando que a caminhada era a parte mais complicada para mim.

– A gente dá um jeito.

E deu-se o jeito: os colegas levariam minhas coisas e me ajudariam no caminho.

Era fevereiro de 2008. Viajamos até Pedra Bela, perto de Bragança Paulista (SP). A trilha até o ponto de escalada era curta: cerca de cinco minutos para chegar até a rocha, uma pedra em formato de mesa com uma igreja no alto.

Chegando perto da rocha, fiquei surpreso com a altura. Eram cerca de 50 metros, enquanto a parede do ginásio não passava de 10. Na pedra, não há agarras nem marcações. Fiquei olhando para o alto e me perguntando como eu enfrentaria aquele paredão… Onde encosto? Por onde sigo? O Fred me explicou que ele iria na frente, traçando uma rota, e eu deveria ir atrás.

E ali senti a liberdade novamente, mas de um jeito ainda mais intenso. Na rocha, o vento e o sol são diferentes, há insetos e animais. Ao olhar para trás, você vê tudo pequenininho lá embaixo.”

O e-book Escalango: Uma escalada para a vida está disponível na Amazon e pode ser lido no Kindle (no aparelho ou no aplicativo para celular). Clique aqui para visualizar o e-book na loja.

________

Sobre o autor:

Raphael Nishimura nasceu em 1981 na cidade de São Paulo. Convive desde a infância com a distonia muscular, condição que provoca movimentos involuntários e contrações musculares. Tem graduação em Tecnologia e Mídias Digitais pela PUC-SP, MBA em Gestão de Tecnologia da Informação e pós-graduação/extensão em Estratégia Gerencial. Trabalha na área de gestão, finanças e tecnologia. É vice-campeão mundial de paraescalada (França, 2012) e pratica o esporte desde 2007, nas modalidades indoor e outdoor. É um dos fundadores e atual presidente da Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE), eleito para o Conselho Administrativo no Comitê Olímpico Brasileiro (2021- 2024). Criou o projeto ParaClimbing Brasil, que busca promover a paraescalada no país e mostrar que a prática esportiva é possível para todos. Escreve no blog Escalango.com e realiza palestras, nas quais compartilha sua história e suas vitórias na escalada esportiva (e na vida).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s