Elena Ferrante: o talento de um escritor é como uma rede de pesca; ele captura experiências que podem nos ensinar

[Traduzido e adaptado de Elena Ferrante: A writer’s talent is like a fishing net, catching daily experiences that can educate]

Elena Ferrante, para o The Guardian

Nós nos apaixonamos por um texto também pela maneira como ele nos ensina alguma coisa, mesmo sem querer

Existe uma função muito antiga da literatura que, com o tempo, perdeu espaço – provavelmente em razão de sua proximidade perigosa com as esferas política e ética. Refiro-me à ideia de que um dos propósitos de um texto é ensinar. Nos últimos 50 anos, nos convencemos (com razão) de que a satisfação que sentimos durante a leitura está ligada ao estilo da obra. Faz sentido: um texto é composto de palavras, e quanto mais bem escolhidas e harmônicas elas forem, mais sedutora e impactante será a experiência para o leitor. Mas as palavras, enquanto nos deliciam, moldam nossas visões do mundo; elas penetram nosso corpo, fluem por ele e o modificam, educando nosso olhar, nossos sentimentos e até nossa posição sobre diferentes questões. Além de satisfazer, o estilo – de acordo com uma longa tradição – é capaz de mobilizar e ensinar.

Nós nos apaixonamos por um texto, em parte, pela maneira como ele nos ensina alguma coisa, mesmo sem querer; ou seja, pela riqueza de experiências vívidas e verdadeiras que passam do escritor diretamente para o universo do leitor. Não é apenas a escolha meticulosa de vocabulário, das metáforas, das semelhanças… O que faz diferença é como a autora ou o autor se insere na tradição literária – não apenas por sua capacidade de orquestrar palavras, mas por suas ideias e pelo repertório pessoal de coisas urgentes que precisam ser colocadas no papel.

O talento individual age como uma rede de pesca que captura experiências diárias e que consegue, com imaginação, mantê-las unidas e conectá-las a questões fundamentais da condição humana.

Portanto, o estilo é tudo, mas no sentido de que, quanto mais potente ele é, mais material ele possui para transmitir lições de vida. Observe, porém, que não estou me referindo a romances que usam a literatura para lidar com graves temas contemporâneos: fome no mundo, ameaça do neofascismo, terrorismo, conflitos religiosos, racismo, sexualidade, vida digital, entre outros. Não tenho nada contra esses livros – na verdade, fico ansiosa para lê-los. Histórias emocionantes podem estar cheias de ciência ou sociologia e jogar luz sobre as várias catástrofes que ameaçam o planeta; disseminam-se ideologias, sustentam-se teses, travam-se batalhas políticas.

Mas quando falo sobre ensinamentos, não me refiro a esse tipo de obra. Não estou pensando em uma literatura didática e moralizante. Quero apenas dizer que todo trabalho de valor é também uma transmissão de conhecimento em primeira mão – conhecimento inesperado e, principalmente, difícil de reduzir a uma forma que não seja a literária. É um aprendizado agradável, um aprendizado capaz de nos mudar internamente – dramaticamente, até – sob o impacto de palavras que são verdadeiras e carregadas de sentimentos.

[Tradução: Flávia Siqueira]

Um comentário em “Elena Ferrante: o talento de um escritor é como uma rede de pesca; ele captura experiências que podem nos ensinar

  1. “Quero apenas dizer que todo trabalho de valor é também uma transmissão de conhecimento em primeira mão – conhecimento inesperado e, principalmente, difícil de reduzir a uma forma que não seja a literária. É um aprendizado agradável, um aprendizado capaz de nos mudar internamente – dramaticamente, até – sob o impacto de palavras que são verdadeiras e carregadas de sentimentos” – É impressão minha ou tem um pouco de teoria de Elena Ferrante em: “Apparecida-Entre idas e vindas”, “Georgina- costurando histórias” e “Do outro lado do Atlântico”, histórias reais de aprendizados tão deliciosamente literários e carregados de sentimentos verdadeiramente vivenciados? Amei ter Elena Ferrante mais próxima dos olhos e do coração. Parabéns Flávia!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s