Agenda: oficina sobre Jornalismo, fake news e educação

É com muito orgulho que a Daria um Livro anuncia sua participação na Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular, promovida pela Ação Educativa, em São Paulo.

O evento deste ano, com o tema Nós contamos histórias: memórias, imaginação e reinvenção, busca contar e reafirmar histórias, falar de memória e narrativas.

Diante de um contexto em que falsas narrativas estão sendo criadas e disseminadas, a proposta é revisitar as construções e as lutas por direitos estabelecidas ao longo das décadas em nosso país, como forma de orientar novas estratégias políticas e compartilhar as narrativas invisíveis, mas fundamentais para a compreensão do país em que vivemos e de todas as suas desigualdades. 

Serão mais de 50 atividades entre os dias 16 e 20 de julho. No dia 18, às 10h, nossa apresentação falará sobre Jornalismo, fake news e educação (veja abaixo). Para participar, é necessário pagar uma taxa única (R$75,00), que permite a inscrição em todas as atividades. 

Jornalismo na escola: direito à informação e combate às fake news

O problema das notícias falsas – popularizado na expressão “fake news” – assumiu papel central nos últimos anos. Trata-se de um tema que envolve questões e problemáticas diversas: propaganda política, disputas de poder, o uso e a dinâmica de mídias digitais, o contexto da produção de conteúdo por veículos de mídia tradicionais, formação e reforço
de identidades, credibilidade de instituições científicas e educacionais, entre outras.

Em discussões envolvendo especialistas na área, é praticamente unanimidade a ideia de que enfrentar esse problema passa necessariamente por sua discussão em todos os níveis escolares.

Na oficina, iremos abordar o problema das notícias falsas e sua disseminação, o modo de produção de veículos jornalísticos, ética e direito à informação, o conceito de checagem e as possibilidades de abordar o tema no ambiente escolar.

  • Carga horária: 3 horas
  • Data: 18 de julho, quinta-feira
  • Horário: das 10h às 13h

A quem se destina

Professores/as de todos os níveis e disciplinas da Educação Básica.

Educadora

Flávia Siqueira

Foto_FlaviaSiqueira (2) (1)Formada em jornalismo pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP. Passou por redações de veículos impressos e on-line. Foi subeditora das revistas Educação e Ensino Superior, da Editora Segmento. Trabalhou por seis anos como redatora do portal de notícias UOL, onde produziu e editou conteúdo para home pages, aplicativos e redes sociais. Também atuou como repórter para publicações especializadas em Construção Civil, Ciência e Cinema. Entre outras atividades, faz graduação em Letras (licenciatura), participou de encontros do Núcleo de Estudos em História Oral (Neho) da USP e fez cursos sobre produção editorial e preparação de texto. Tem pós-graduação em Gerenciamento de Projetos pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec- SP). Cursou disciplinas de pós-graduação na ECA-USP nas áreas de Análise de Discurso e Ambientes Digitais.

Veja a programação completa aqui.

INSCRIÇÕES: www.centrodeformacao.acaoeducativa.org.br 

* Aqueles que se inscreverem até sexta-feira, dia 05/07, podem utilizar um cupom de desconto de 20% do Centro de Formação: Educação Popular, Cultura e Direitos Humanos. Na página de pagamento, é só inserir SEMANA2019 no campo “Cupom”.

4ª edição da Semana de Formação em Direitos Humanos e Educação Popular
Data: entre os dias 16 e 20 de julho
Taxa de inscrição: R$75,00 (pagamento via site – débito, crédito ou boleto)
Inscrições: www.centrodeformacao.acaoeducativa.org.br
Mais informações: (11) 3151-2333, ramal 177 | semanadeformacao@acaoeducativa.org.br

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s