Como fazer sua árvore genealógica

Árvore genealógica é um diagrama que representa o histórico familiar de uma pessoa ou de um grupo de pessoas. Os nomes dos antepassados – pais, avós, bisavós, tataravós – são conectados por linhas que indicam casais, filhos e irmãos.

Começando com seu nome na base, a típica árvore genealógica cresce para o alto e vai formando uma “copa” cada vez maior. Afinal, você tem dois pais (pai e mãe), quatro avós, oito bisavós e 16 trisavós (que muitos chamam de tataravós). Caso você esteja interessado em representar apenas uma ramificação da sua família, também é possível montar uma árvore parcial.

A árvore genealógica é uma ferramenta bem útil para quem está pesquisando a história da própria família, seja para guardá-la como registro ou para solicitar cidadania em outro país.

Algumas dicas para enriquecer sua árvore genealógica:

  • Busque os nomes completos e corretos (atenção à grafia) dos sobrenomes.
  • Acrescente retratos, caso tenha.
  • Anexe à arvore e aos nomes outras informações relevantes, como datas importantes (nascimento, chegada ao Brasil, casamento, óbito), nacionalidade, local de nascimento, profissão.

Como criar a árvore genealógica

Se você estiver montando sua árvore em papel, considere digitalizá-la. É uma boa forma de manter o registro mais seguro e compartilhar com outras pessoas.

Também é possível criar a árvore do zero já em formato digital. Para isso, você pode usar programas de computador tradicionais, como o Excel ou outro aplicativo de planilhas ou o Microsoft Word. O Canva, um aplicativo on-line de design, também oferece alguns modelos gratuitos.

Existem sites que combinam funcionalidades: montar sua árvore e pesquisar registros de antepassados. É o caso do MyHeritage, do Geni, do Genoom e do Family Search.

O que aconselhamos: se quiser utilizar um desses sites, pesquise bem as opções e leia com cuidado as condições de uso. Alguns deles têm serviços pagos e usarão suas informações (pessoais e familiares) para alimentar a própria base de dados. De um lado, isso pode ajudar outras pessoas a encontrar parentes distantes e informações sobre seus antepassados. Por outro lado, sabemos que os dados também podem ser usados de outras formas, para propaganda, direcionamento de campanhas específicas etc.

A título de curiosidade: o site Family Search, por exemplo, é um braço da Igreja Mórmon – no Brasil, conhecida como Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Embora o site não faça propaganda ostensiva da igreja e seja de fato útil na pesquisa de documentos, há casos de “batismo póstumo” (e, portanto, involuntário) que já causaram bastante polêmica. Sobre isso, recomendamos a leitura desta matéria da Vice: Como e por que os mórmons estão catalogando todos os registros civis do Brasil.

Obtendo informações sobre seus antepassados

Hoje, já existe bastante informação on-line sobre imigrantes que chegaram ao Brasil, principalmente nos séculos 19 e 20. O Museu da Imigração, por exemplo, tem um ótimo acervo digital e uma equipe dedicada a ajudar qualquer cidadão na busca por informações.

Para a maioria dos casos, contudo, ainda é necessário realizar pesquisas mais demoradas, manuais e trabalhosas, mas que podem valer muito a pena justamente pelas descobertas do processo:

  • Converse com seus familiares mais velhos. Pergunte sobre nomes, sobrenomes, informações de antepassados, lugares e datas.
  • Procure e guarde os documentos que encontrar. Lembre-se que os registros dos documentos “puxam” outros, que ajudarão você a montar o quebra-cabeças da sua família: o registro de nascimento leva aos nomes dos pais, que podem levar a uma certidão de casamento, que pode levar aos nomes dos avós, e assim por diante.
  • Pode ser necessário visitar igrejas e cartórios para obter mais informações. Se possível, divida o trabalho (e a curiosidade) com outros familiares.

Você já pensou em registrar em livro a história da sua família? Essa é nossa especialidade aqui na Daria um Livro – fale conosco.

Leia também:
5 dicas para preservar memórias de família

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s