Mente mais velha, mente mais cheia

brain-2750453_1280A ideia de que nossas capacidades cerebrais se deterioram com o envelhecimento é uma das mais cristalizadas na medicina e no senso comum. De fato, pessoas mais jovens costumam se sair melhor em testes de memória e velocidade de raciocínio aplicados por pesquisadores. Mas será que isso é suficiente para associar aos mais velhos a ideia de menor capacidade cerebral? As coisas podem ser bem mais complexas do que isso – e elas geralmente são.

Um artigo científico publicado por linguistas da Universidade de Tübingen, na Alemanha, aponta que a “mente mais velha” na verdade é uma “mente mais cheia” – cheia de memórias, vocabulário e conhecimento. E procurar algo específico dentro dessa mente é (naturalmente) mais demorado do que dentro de um cérebro mais jovem, com menos “conteúdo”.

Outro ponto importante é o formato dos testes de capacidade de raciocínio mais tradicionais. Pessoas mais velhas costumam ter menos motivação diante de jogos de memorização e atividades estressantes – o que está relacionado com a tendência que temos de, com o passar dos anos, produzir e aprender mais facilmente com estímulos positivos do que negativos.

“Como a maior parte das pesquisas solicitam que os participantes se relacionem com estímulos neutros ou negativos, esse paradigma tradicional pode colocar os mais velhos em desvantagem”, explica um dos autores do artigo.

Então, diante da dificuldade para se lembrar de uma palavra, olhe pelo lado positivo e diga a si mesmo: “não é que estou ficando mais devagar, é que eu sei demais!”.

[Traduzido e adaptado de The Older Mind May Just Be a Fuller Mind – New York Times]

Já pensou em registrar em livro suas histórias de vida ou as experiências de uma pessoa querida? Aqui na Daria um Livro, acreditamos que o exercício de ouvir e contar histórias, tão simples, é capaz de dar sentido às nossas vidas e enriquecer o mundo que habitamos. Convidamos você a conhecer nosso trabalho. 🙂

Anúncios

Um comentário em “Mente mais velha, mente mais cheia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s