Memórias que atravessam gerações (por meio de seus genes!)

hand-619733.jpgJá pensou se seu comportamento pudesse ser influenciado pela experiência de seus antepassados, mesmo que você não tenha convivido com eles? É o que aponta um estudo publicado na Nature Neuroscience.

A pesquisa treinou ratos para evitar o cheiro de flor de cerejeira e eles passaram sua aversão para seus filhos e netos, que se mostraram extremamente sensíveis ao aroma mesmo que nunca o tivessem experimentado. Segundo os pesquisadores, o evento traumático afetou o DNA no esperma dos animais e alterou os cérebros e o comportamento das gerações seguintes.

“As experiências de um pai, mesmo antes de conceber, influenciam marcadamente a estrutura e a função no sistema nervoso das gerações subsequentes”, concluiu o relatório.

Para os especialistas, os resultados são importantes para a pesquisa de fobia e ansiedade e fornecem “provas convincentes” de que uma forma de memória poderia ser passada entre as gerações. Eles apontam que essa abordagem multigeracional também pode ajudar a entender o aumento de distúrbios neuropsiquiátricos e de problemas como obesidade, diabetes e perturbações metabólicas em geral.

Fiquei pensando no quanto a história da minha família influencia meu modo de viver… E você? Sente isso de maneira forte também?

Registrar suas histórias e as de seus familiares pode ser uma forma de autoconhecimento, além de um belo registro de um legado que fica para as gerações futuras. Não sabe por onde começar? Entre em contato conosco! A Daria um Livro escreve e edita suas histórias, ajudando você a preservar memórias.

A matéria completa sobre o estudo, publicada na BBC (em inglês), pode ser lida aqui: http://www.bbc.com/news/health-25156510

Foto: Pixabay.com

[Marina Almeida]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s