Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839 no Rio de Janeiro. Morreu em setembro de 1908, aos 69 anos. Mestre da ironia, é considerado por muitos o maior nome da literatura brasileira. Era neto de escravos alforriados e não frequentou a escola de forma regular — foi um autodidata.
As obras de Machado estão em domínio público e, portanto, o acesso a elas é livre e gratuito. Reunimos, a seguir, alguns links para baixar seus contos e romances em formato digital:
– No endereço http://machado.mec.gov.br/obra-completa-lista, está disponível a obra completa de Machado de Assis, em formato PDF — dos livros mais famosos a seus textos de crítica literária.
– No site LeLivros, é possível baixar romances e coletâneas de contos em vários formatos: ePUB (livro digital), mobi (para leitura no aparelho ou aplicativo Kindle), pdf e leitura online. Algumas sugestões:
- Memórias Póstumas de Brás Cubas, a obra-prima cujo narrador é um “autor defunto”… ou seria um “defunto autor”?
- Dom Casmurro, outra obra-prima sempre lembrada pelas listas de leitura para vestibulares. Embora muitos leitores considerem a pergunta “Capitu traiu Bentinho?” como o elemento central na narrativa, mais importante é perceber como Machado constrói o narrador, que está ali para dar sua versão dos acontecimentos, e não para apresentar um retrato imparcial da verdade.
- Memorial de Aires, último romance de Machado. Muitos enxergam nesse livro elementos autobiográficos.
- 50 Contos de Machado de Assis, antologia de 2007. Está ali A Cartomante, um dos contos mais famosos de Machado.
- Quincas Borba, a história de um homem que recebe toda a herança e o cachorro de um filósofo.
Já conhece a Daria um Livro? Somos uma editora especializada em livros personalizados. As memórias de seus avós e seus pais, suas lembranças de viagens, momentos marcantes entre amigos, histórias de amor… Tudo isso pode ser transformado em livro. Saiba mais sobre nosso trabalho.