[BLOG] De Camões à diversidade de sotaques da língua portuguesa

10 de junho: data de morte do poeta Luís Vaz de Camões (1524 – 1580) e, desde o começo do século 20, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. No passado, a data chegou a ser exaltada por regimes nacionalistas e totalitários. Hoje, podemos usá-la como ponto de partida para admirar a diversidade dos países e territórios que falam português. Sabia que há falantes da língua na China e na Índia?

Com 273 milhões de falantes, o português é a quinta língua mais falada no mundo. É o idioma oficial de nove países (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste) e de uma entidade independente (Macau, na China). Na Índia, o português é falado por comunidades do estado de Goa. Veja o mapa:

1200px-Map_of_the_portuguese_language_in_the_world.svg
[Créditos: Jonatan argento (Wikipedia en portugués, español, inglés y francés.) , via Wikimedia Commons]
São Paulo é a cidade com o maior número de falantes de português em todo o mundo. E, na metrópole paulista, cabem praticamente todos os sotaques do país: o modo de falar das pequenas cidades do interior, das cidades do Nordeste, do carioca, do gaúcho…

Como é a sua maneira de falar o português? E a dos seus pais e avós? Ao escrever nossos livros aqui na Daria um Livro, temos a preocupação de registrar no texto aspectos da fala dos nossos personagens reais. Conheça alguns de nossos livros.

LEIA TAMBÉM:
[BLOG] Georgina, a voz no livro

Um dos vídeos mais interessantes (e belos) que mostram a riqueza dos sotaques dos falantes de português é este, em que um mosaico de rostos, vozes e culturas declama o texto O Paraíso São os Outros, de Valter Hugo Mãe:

(Sério. São 15 minutos de vídeo que valem muito a pena ser vistos.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s