BLOG | Explorando os detalhes de uma fotografia

De tempos em tempos, chega a hora de tirar os álbuns do armário e trazê-los para a mesa. Junto com eles, vêm também algumas caixas de sapatos com fotografias antigas. É quase como um chamado: depois de meses (talvez anos), as imagens querem sua atenção novamente.

Uma fotografia nunca é vista da mesma forma duas vezes: o nosso olhar muda com o tempo. Podemos perceber hoje coisas que nem notávamos anos atrás — detalhes no fundo da imagem, por exemplo. Se a fotografia foi tirada em uma rua comercial, talvez seja possível visualizar os nomes das lojas. Será que elas ainda existem? A internet pode ajudar a descobrir.

Vale usar uma lupa, escanear a imagem ou tirar uma fotografia dela com uma boa câmera, que gere uma imagem de alta resolução. Dar zoom e passear pelos detalhes da foto é como uma pequena viagem no tempo.

Fizemos isso com uma foto da década de 1950 que está em um dos álbuns de Apparecida, protagonista de um livro (biografia) que estamos escrevendo (leia trechos desse livro aqui). Uma página será dedicada à imagem e alguns de seus detalhes:

detalhes_fotografia_antiga

Após algumas pesquisas na internet, descobrimos que o time juvenil de baseball da ADOC (Associação Desportiva de Osvaldo Cruz) foi campeão sul-americano em 1956.

[Flávia Siqueira]
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s